ALVES, COSTA & LEITE

A importância do Advogado no inquérito policial.

O ACOMPANHAMENTO DE UM ADVOGADO NO CURSO DO INQUÉRITO POLICIAL GARANTE SEGURANÇA JURÍDICA AO INVESTIGADO.

 

Após a prisão em flagrante ou registro de um possível crime, a Polícia Civil ou Federal instaura um procedimento investigatório a fim de colher informações quanto à autoria e materialidade da infração penal.  

Por isso, como falamos no primeiro post (FOI INTIMADO PARA COMPARECER À DELEGACIA?), é muito importante a orientação de um advogado, porque ele irá acompanhar o decorrer da investigação e auxiliar o acusado no curso do inquérito policial, visando a garantia dos seus direitos!

O QUE É INQUÉRITO POLICIAL? É o conjunto de materiais coletados pela Polícia Judiciária (Civil ou Federal) durante a investigação do crime. Durante a fase do inquérito, os policiais irão buscar indícios do crime e colher declarações da vítima, das testemunhas e do investigado, a fim de verificar se de fato o crime ocorreu. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM ADVOGADO CRIMINALISTA DURANTE O INQUÉRITO POLICIAL? A presença do advogado na fase do inquérito policial é indispensável para que toda a investigação respeite os limites estabelecidos pela lei, ou seja, evitar que o investigado tenha qualquer prejuízo decorrente de um procedimento deficiente.

Após a realização de todas as diligências, o Delegado encaminhará o procedimento ao Ministério Público, para que ele analise se há elementos mínimos de que o investigado é o provável autor do crime. 

Se não possuir indícios mínimos de que o investigado tenha cometido o crime, o Ministério Público promoverá o arquivamento do inquérito policial e, assim, a investigação se encerrará, porém, se houver evidências mínimas, o Ministério Público apresentará uma denúncia perante o juízo criminal em desfavor do investigado, dando início a um processo criminal.  

Sendo assim, ainda que seja oferecida a denúncia em juízo e o processo penal se inicie, o advogado criminalista, além da ciência de como se deu toda investigação policial, possui instrumentos defensivos suficientes para condução do procedimento que se inicia.  

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!

Fale Agora com um Advogado.